Brumado Na Mira
A maior construtora civil da América Latina, a MRV, inaugura usina solar e se prepara para vender energia
Brasil

A maior construtora civil da América Latina, a MRV, inaugura usina solar e se prepara para vender energia

Além da usina solar que será inaugurada em Minas Gerais, a maior construtora civil da América Latina tem programadas outras duas para 2021, uma na Bahia, e outra no Paraná

Previsto para a semana que vem, a MRV, a maior construtora civil da América Latina, vai inaugurar sua primeira usina de geração de energia solar. O novo empreendimento fica em Uberaba, no estado de Minas Gerais.

A usina solar conta com a capacidade de gerar 1 milhão de quilowatts/hora, o suficiente para abastecer uma cidade de 25 mil habitantes, por um mês. Apesar da construtora a princípio querer usar essa energia para abastecer a própria operação, a MRV enxergou novas possibilidades e tem planos de entrar no negócio de renováveis.

Com um investimento de 3,4 milhões de reais, a construtora pretende economizar anualmente cerca de 800 mil reais com a nova usina solar em Minas Gerais

Já as outras duas usinas solares uma em Lapão, na Bahia, e outra em São José dos Pinhais, no Paraná, estão previstas para serem inauguradas pela MRV no ano que vem.

Com isso, a maior construtora civil da América Latina terá uma capacidade de geração suficiente para abastecer uma cidade de 30 mil habitantes, por um ano. “Consideramos até vender o excedente para terceiros”, afirma Raphael Lafetá, CEO de sustentabilidade da MRV.

A ideia de construir a própria usina se deu em função da falta de projetos de grande porte. “Quando tomamos a decisão, não havia fazendas solares grandes o suficiente”, afirma Lafetá. Com a disponibilidade de energia limpa e barata, a MRV pretende repensar o uso da eletricidade nas obras, trocando o diesel pelas baterias.

De acordo com o execuivo a opção pelo diesel se dá pela mobilidade e pelo custo da energia. O segundo obstáculo é contornado com a geração solar, já o primeiro depende do desenvolvimento de novos equipamentos. “Vamos provocar nossos fornecedores para que desenvolvam soluções a baterias”, diz o executivo. “Podemos pensar, por exemplo, em  e betoneiras elétricas.”

Sobre a construtora civil MRV

Sediada na cidade de Belo Horizonte, a MRV Engenharia, a maior construtora de imóveis residenciais da América Latina e a única presente em mais de 160 cidades.

Fonte: declickpetroleoegas