Mundo está entrando em nova onda de covid-19, alerta OMS

Mundo está entrando em nova onda de covid-19, alerta OMS

O mundo está entrando em uma nova onda de infecções e mortes por covid-19, advertiu Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele falou aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional em Tóquio nesta quarta-feira (21), conforme o site da rede de televisão dos Estados Unidos CNBC.

Ghebreyesus afirmou que a falha global em compartilhar vacinas, testes e tratamentos está alimentando uma "pandemia de duas vias". Países com recursos adequados estão se abrindo, enquanto outros estão fechando em uma tentativa de retardar a transmissão do coronavírus. A desigualdade de vacinas em todo o mundo está mascarando uma “injustiça terrível”, disse.

“Isso não é apenas um ultraje moral, é também epidemiológica e economicamente autodestrutivo”, afirmou. Quanto mais a pandemia se arrastar, mais turbulência socioeconômica ela trará, de acordo com o diretor da entidade. “A pandemia é um teste e o mundo está falhando”, disse. A ameaça da covid-19 continuará até que todos os países tenham controle sobre a doença, segundo Ghebreyesus.

Os Jogos de Tóquio estão marcados para começar na sexta-feira (23), após terem sido adiados em 2020 devido ao coronavírus. Contudo, casos crescentes da doença na capital do Japão ofuscaram as Olimpíadas, que baniram todos os espectadores depois que o país declarou estado de emergência.

Fonte: Brumado Urgente

Brumado tem 35 vagas para curso técnico de nível médio voltado a concluintes do Ensino Médio da rede pública

Brumado tem 35 vagas para curso técnico de nível médio voltado a concluintes do Ensino Médio da rede pública

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, nesta quarta-feira (21), o edital de processo seletivo  para o  preenchimento de 6.510 vagas de cursos técnicos de nível médio para 47 municípios baianos. Brumado tem 35 vagas para Técnico em Administração. O curso será no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente. A ação é mais uma iniciativa do governo do Estado, visando ampliar a oferta de cursos técnicos nos territórios de identidade. Os cursos são voltados às pessoas que concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino e as inscrições seguem até o dia 1° de agosto, através do portal.

Fonte: Agora Sudoeste

Brumado: Aulas presenciais retornam na próxima segunda (26)

Brumado: Aulas presenciais retornam na próxima segunda (26)

Nesta quarta-feira (21) o secretário de Educação de Brumado, João Nolasco anunciou o retorno das aulas presenciais no município. Segundo o secretário todos os protocolos de biossegurança serão obedecidos para a segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas. Nesse primeiro momento não será obrigatória a ida dos alunos para as escolas, estes poderam continuar assistindo aulas on-line. Ainda segundo Nolasco, durante duas semanas será avaliada a frequência dos alunos, a partir daí somente será permitido a ocupação de 50% das salas de aula. A gestão municipal deverá publicar ainda esta semana um Decreto Municipal definindo esse retorno das aulas.

Fonte: Agora Sudoeste

Brumado: 7 pessoas seguem internadas por conta da Covid-19

Brumado: 7 pessoas seguem internadas por conta da Covid-19

Na terça-feira, 20 de julho, o município de Brumado registrou 9.405 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 7 internações, 188 óbitos, 191 pacientes em tratamento e 9.026 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Fonte: 97news

Covid-19 – Gestantes não devem receber vacinas diferentes

Covid-19 – Gestantes não devem receber vacinas diferentes

As mulheres que já têm mais de 45 dias de parida devem se vacinar com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. Esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações e é a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes. Se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós parto de 45 dias para completar o esquema vacinal. A imunização com vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para este público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth. A vacinação poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestação e deve ser avaliada individualmente por cada paciente junto ao seu médico, para avaliação da relação risco-benefício. “As gestantes e puérperas tem risco aumentado para complicações obstétricas decorrentes da Covid-19, tais como parto prematuro e óbito fetal”, explica Tereza Paim, médica neonatologista e subsecretária da Saúde do estado da Bahia.

Fonte: Agora Sudoeste

Governo convoca 51 aprovados no concurso da Polícia Civil

Governo convoca 51 aprovados no concurso da Polícia Civil

O Governo do Estado publica nesta quarta-feira (21) a convocação de 51 candidatos aprovados em concurso público para a Polícia Civil baiana, conforme anunciou o governador Rui Costa, nesta terça-feira (20), no Papo Correria. O grupo deve se apresentar para a entrega da documentação e dos exames pré-adminssionais, como exigência para ingresso na função de investigador de polícia. Ao todo, serão duas publicações - ambas disponíveis para consulta no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor – com orientações sobre data, hora e local da apresentação, além da lista dos itens exigidos em edital. Para a delegada-geral Heloísa Campos de Brito, a convocação é mais uma conquista da sociedade, que terá mais policiais servindo na sua proteção. "Também é uma conquista de todos que se esforçaram para integrar esta instituição. Desejo boas vindas aos nomeados", afirmou. A última convocação para a corporação ocorreu em abril de 2021. No último ano, a área de segurança pública passou a contar com 237 novos profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães.

Fonte: Agora Sudoeste

Prefeitura de Brumado desativa Cemitério Senhor do Bonfim

Prefeitura de Brumado desativa Cemitério Senhor do Bonfim

A Prefeitura Municipal de Brumado, considerando a atual estrutura física, onde se apresenta localizado o Cemitério Senhor do Bonfim, inadequada para realizações de sepultamento e serviços funerários e também que não há mais capacidade para a realização de novos sepultamentos no local do referido cemitério, decretou a desativação do Cemitério Senhor do Bonfim, localizado na Rua Dr. Guilherme Dias, n° 90, Centro. Deste modo, está proibida a realização de novos sepultamentos no local.

Fonte: Agora Sudoeste

Ministro da Educação defende retorno das aulas presenciais

Ministro da Educação defende retorno das aulas presenciais

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu nesta terça-feira (20) o retorno dos estudantes às aulas presenciais nas escolas. Ribeiro fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV e afirmou que a medida não pode ser mais adiada. “Quero conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impactos negativos neste e nas futuras gerações”, disse. O ministro citou ainda que estudos de organismos internacionais mostram que o fechamento de escolas provoca consequências devastadoras para os alunos, como perda de aprendizagem, do progresso do conhecimento e o aumento do abandono escolar. “Vários países retornaram às aulas presenciais ainda em 2020, quando sequer havia previsão de vacinação. O uso de álcool-gel, a utilização de máscaras e o distanciamento social são medidas que o mundo está utilizando com sucesso”, comentou. Segundo o ministro, a decisão sobre o fechamento e abertura das escolas não é do governo federal e o retorno pode ser feito com restrições sanitárias nas instituições de ensino básico e superior. O ministro disse que a pasta investiu mais de R$ 1,7 bilhão para o enfrentamento da covid-19 nas escolas públicas. “O Ministério da Educação não pode determinar o retorno presencial da aulas, caso contrário, eu já teria determinado”, afirmou. Ribeiro também disse que solicitou ao Ministério da Saúde a priorização de todos os profissionais da educação básica na vacinação contra a covid-19. 

Fonte: Agora Sudoeste

Brumado: Vereadores são barrados de entrarem no ginásio de esporte para fiscalizar.

Brumado: Vereadores são barrados de entrarem no ginásio de esporte para fiscalizar.

No exercício de suas funções, os vereadores Harley e Vanderley(Boca), após receberam reclamação da população, de que o ginásio de esporte municipal Antônio Alves Ribeiro está abandonado pelo poder público, foram verificar “in loco” as queixas da população e foram proibidos de entrarem pelo guarda municipal que ligou para o secretário de administração, Carlos Magno, que foi taxativo em ordenar ao guarda municipal que barrassem a entrada dos edis, que inconformados fizeram um vídeo na porta do ginásio queixando da situação, reclamando do secretário e do prefeito.

É impressionante como essa administração, que tudo indica ser a última desse grupo político, têm sempre criado dificuldades para atender as ações dos fiscais do povo, tando faz se é vereador ou se entidade popular como a AUCIB. Os vereadores prometem que não vão baixar a cabeça para o secretário de administração e nem para o prefeito, que vão buscar se for necessário a justiça para cumprirem seus papéis de fiscais do povo.

Brumado registra 23 casos da Covid-19 em 24h

Brumado registra 23 casos da Covid-19 em 24h

Nesta terça-feira (20), Brumado registrou 9.405 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 07 internações, 188 óbitos, 191 em recuperação e 9.026 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Fonte: Agora Sudoeste

7° live do show da alegria, em homenagem ao dia dos pais

7° live do show da alegria, em homenagem ao dia dos pais

PASSANDO PARA COMUNICAR QUE DOMINGO 8 DE AGOSTO TEREMOS UM COMPROMISSO AS 16 HORAS , 7ª LIVE SHOW DA ALEGRIA , ESPECIAL EM HOMENAGEM O DIA DOS PAIS , TEREMOS UM SHOW DE PREMIOS PARA OS PAPAIS QUE LIGAREM AO VIVO  E PARTICIPAÇÃO DOS ARTISTAS MIRINS , SANDRO JUNIOR E TAINÁ FEITAS . PARA INSCREVER NO CANAL KEZINHA PRODUÇÕES SEGUE O LINK        https://www.youtube.com/channel/UCxzEjna_AuhWGp1YMstw8fQ  ESTAMOS PERTINHO DE ALCANÇAR OS TÃO SONHADOS MIL INSCRITOS , NOS AJUDA AI, ,COMPARTILHEM COM SEUS AMIGOS , PARA AQUELES QUE JÁ SÃO INSCRITOS EM NOSSO CANAL O MUITO OBRIGADO.

Documentos falsos são apreendidos em operação que investiga fraudes no seguro-desemprego

Documentos falsos são apreendidos em operação que investiga fraudes no seguro-desemprego

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (20) mandados de busca e apreensão numa operação de combate a fraudes no seguro-desemprego na Bahia e em Pernambuco. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 230.926. Até a publicação deste texto, ninguém havia sido alvo das ordens de prisão (duas preventivas e uma temporária) expedidas contra suspeitos de participação no suposto esquema. Também não houve apreensão de valores e bens. Durante a ação, os agentes localizaram ao menos 130 identidades falsificadas. Ao todos, foram cumpridos três mandados de prisão e  um busca e apreensão em Feira de Santana (a 100 km de Salvador) e outro mandado de busca na cidade pernambucana de Petrolina. De acordo com a PF, a investigação mira uma organização criminosa que usava documentos falsos para abrir empresas na Junta Comercial da Bahia (Juceb). Segundo a apuração, o objetivo do grupo era registrar falsos vínculos de emprego para possibilitar o recebimento do seguro-desemprego. A PF identificou que os suspeitos solicitaram ao menos 59 pedidos do benefício em nome de trabalhadores fictícios. Os criminosos utilizavam certificados digitais para fazer as transmissões dos pedidos do seguro. A operação foi batizada de Alarife, um adjetivo para identificar uma pessoa "patife", "espertalhona". Conforme a PF, os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato.

Fonte: 97news

Prefeitura limita acesso de vereadores a repartição pública e gera polêmica em Brumado

Prefeitura limita acesso de vereadores a repartição pública e gera polêmica em Brumado

A decisão, vinda segundo os parlamentares do secretário de administração, de restringir o acesso dos vereadores a prédios públicos gerou uma grande polêmica e discussão. Isso porque, os vereadores Harley Souza Lopes (Republicanos) e Vanderlei Bastos Miranda (PDT), o "Boca", tentaram na manhã desta terça-feira (20) o acesso ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário, em Brumado, e foram impedidos de entrar. De acordo com os parlamentares, o intuito do acesso ao local seria de fiscalizar, mas foram informados pelo Guarda Civil Municipal do local que a pedido de superiores, eles não poderiam entrar no ginásio. "Depois de várias denúncias viemos até o local para fiscalizar o ginásio que está em total abandono. No entanto fomos pegos de surpresa com a ordem totalmente autoritária do prefeito [Eduardo] e do seu secretário [Maguinho] impedindo o vereador de adentrar ao ginásio. O papel do vereador é fiscalizar o bem público e nós não podemos ser podados de forma nenhuma de entrar em qualquer estabelecimento público do nosso município", argumentou o parlamentar Boca.

Prefeitura limita acesso de vereadores a repartição pública e gera polêmica em Brumado

O vereador Harley justifica que sempre teve o hábito de frequentar o ginásio de esportes acompanhando de perto o esporte de Brumado, mas que na manhã de hoje (20) se deparou com a arbitrariedade sem justificativas. "Não vamos culpar o guarda civil, ele tá fazendo o seu papel, mas a atitude do alto escalão tem deixado a desejar. Liguei no secretário de administração, o senhor Carlos Magno e ele afirmou que só iríamos entrar quando as aulas voltassem. Nós não viemos aqui praticar esporte, viemos aqui fiscalizar um bem público que é do povo. Nós vamos mostrar à população como está sendo tratado o esporte em Brumado", critica o vereador. Para Boca, a medida adotada pelo prefeito pode ser considerada arbitrária, uma vez que dificulta aos vereadores exercerem a função de fiscalização do Executivo, em nome da população. "O vereador não só tem o direito, como o dever de acompanhar e fiscalizar todos os prédios públicos. Sendo impedido, os poderes não estão harmônicos, ferindo a ordem. Tal conduta cria uma desavença entre os poderes e quem mais perde com isso é a população. Amanhã retornaremos aqui, e vamos entrar, nem que seja com a Polícia", conclui.

Fonte: 97news

Ensino Médio da rede estadual inicia aulas semipresenciais na segunda-feira (26) e o Ensino Fundamental no dia 9 de agosto

Ensino Médio da rede estadual inicia aulas semipresenciais na segunda-feira (26) e o Ensino Fundamental no dia 9 de agosto

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (20), a portaria que estabelece orientações gerais e dispõe sobre o retorno híbrido das atividades letivas, na rede estadual de ensino. A portaria institui a segunda fase do ano letivo de forma híbrida, a partir da próxima segunda-feira (26); recomenda a observância de protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da Covid-19; e estabelece a volta para as escolas de forma escalonada. De acordo com a portaria, neste primeiro momento, no dia 26 de julho, só devem ir para as aulas semipresenciais na escola apenas os alunos do Ensino Médio das diferentes ofertas e modalidades. Para as demais etapas, incluindo o Fundamental nas suas diferentes modalidades e ofertas, o início das aulas sempresenciais será no dia 9 de agosto e, até esta data, esses alunos continuam com as atividades do ensino remoto.

Para todas as situações, a realização das atividades letivas fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e à observância aos protocolos sanitários. Cada turma de estudantes será dividida em duas, sendo uma turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “A” a “I” e a outra turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “J” a “Z”. A unidade escolar poderá fazer o ajuste relacionado a esta escala conforme a realidade de cada turma e em função de outro critério que a unidade escolar considere relevante.

A unidade escolar implementará a mesma organização de aulas programadas para as rotinas regulares, de modo que, a cada dia, metade da quantidade de alunos de uma turma participará das atividades de maneira presencial e a outra metade desenvolverá atividades de maneira não presencial, em sistema de alternância diária e com igual carga horária.

Quanto à alternância, ela ocorrerá entre os dias da semana e entre as semanas. Assim, na semana 1, metade da turma irá na segunda, quarta e sexta e a outra metade, terça, quinta e sábado. Na semana 2, os dias serão invertidos e quem foi na segunda, quarta e sexta-feira irá na terça, quinta e sábado, e o contrário. Essa alternância assegura que todos os estudantes tenham aulas presenciais de todos os componentes curriculares.

Caberá a cada Núcleo Territorial de Educação (NTE) validar a escala do retorno híbrido definida por cada unidade escolar, bem como efetuar o devido e respectivo acompanhamento. A escala do retorno híbrido deverá ser rigorosamente efetivada por cada unidade escolar, a fim de que nenhum aluno seja desassistido, respeitando-se o revezamento, sendo de absoluta importância o controle interno da frequência do aluno.

A alternância das atividades é exclusiva dos estudantes. Os professores lecionarão nas turmas e nos horários definidos na programação e não modificarão os citados horários, exceto em função da inclusão dos sábados letivos, quando haverá atividades presenciais e remotas, conforme a escala do retorno híbrido descrita na portaria.

Fonte: Agora Sudoeste 

Covid-19: Brumado vacina profissionais da educação com 18 e mais

Covid-19: Brumado vacina profissionais da educação com 18 e mais

O sistema de senhas eletrônicas para vacinação contra Covid-19 estará disponível a partir das 17h desta terça-feira (20), apenas para o seguinte grupo prioritário: 18 anos e mais (Profissionais da Educação) que serão vacinados nesta quarta-feira, 21, no CMEAS. A senha eletrônica poderá ser solicitada pelo WhatsApp: 77 99872-7025.

Fonte: Agora Sudoeste