Novo lote com 69 mil doses da Pfizer chega à Bahia

Novo lote com 69 mil doses da Pfizer chega à Bahia

Um novo lote com 69.030 doses da vacina da Pfizer chegou à Bahia, na madrugada desta terça-feira (11). Os imunizantes chegaram ao estado pelo aeroporto de Salvador, em voo que pousou por volta de 0h45.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ficou definido na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de segunda-feira (10), que 20% dessas doses (cerca de 14 mil) serão destinados a Salvador, e os outros 80% serão distribuídos pelos 12 municípios da região metropolitana.

Ainda de acordo com a Sesab, as secretarias municipais de Saúde farão a retirada gradual das vacinas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), em Simões Filho, em virtude do prazo de aplicação de até cinco dias quando refrigerado em temperaturas de 2°C e 8°C.

Em nota, a Sesaba ainda anunciou que, na quarta-feira (12), será publicado no Diário Oficial do Estado a ampliação dos grupos prioritários ´para receber a vacina contra a Covid-19. Esse novo público incluirá lactantes sem doenças crônicas, até o sexto mês de amamentação; e trabalhadores de transporte aquaviário (lancha e transporte de passageiros). Além disso, a CIB incluiu agentes do sistema sócio-educativo, bem como pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente a partir de 18 anos.

Fonte: Brumado Urgente

SSP lança serviço que permitirá devolução de celulares apreendidos

SSP lança serviço que permitirá devolução de celulares apreendidos

Dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas. Esses são os destaques do Alerta Celular, sistema disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública, a partir de hoje (11), para a população baiana. Ao acessar o site e fazer o cadastro do IMEI - número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta. Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o BO. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado. O Alerta Celular permite que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à Delegacia e, com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido.

Fonte: Agora Sudoeste

Empresa Americana diz ter encontrado anticorpo que inibe 100% a infecção pelo Coronavírus

Empresa Americana diz ter encontrado anticorpo que inibe 100% a infecção pelo Coronavírus

Estudos pré-clínicos da empresa farmacêutica americana Sorrento Therapeutics indicam ter  encontrado um anticorpo que inibe, em apenas quatro dias, 100% a infecção pelo Sars-CoV-2. Ainda não foram testadas falhas nem eficácia em humanos. Chamado de STI-1499, o anticorpo se destacou entre bilhões de candidatos que a empresa está pesquisando. Ele foi capaz de bloquear completamente a ligação da proteína spike do coronavírus (semelhante a uma coroa em volta do vírus) com o receptor ACE2, localizado nas células humanas.

Fonte: Agora Sudoeste

Ex-assessor de Geddel e Eduardo Cunha ganha cargo no Ministério da Saúde

Ex-assessor de Geddel e Eduardo Cunha ganha cargo no Ministério da Saúde

Ex-assessor de Eduardo Cunha e ex-chefe de Gabinete de Geddel Vieira Lima, Carlos Henrique Menezes Sobral será assessor especial do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A nomeação para o cargo foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11).

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Sobral foi assessor de Eduardo Cunha, quando o deputado cassado, e agora libertado, exercia a presidência da Câmara. Com Geddel, trabalhou quando este foi ministro de Michel Temer. Já no governo Bolsonaro, teve cargo na gestão Osmar Terra como ministro da Cidadania.

Fonte: Bahia Notícias

Idosos e professores já podem ser vacinados contra gripe em Brumado

Idosos e professores já podem ser vacinados contra gripe em Brumado

A segunda etapa da vacinação contra a gripe em Brumado começou na manhã desta terça-feira (11). A campanha abrange idosos com idade igual ou superior a 60 anos e os professores das redes pública e privada lotados na Capital do Minério. Essa nova fase seguirá até o dia 8 de junho. As Unidades de Saúde da Família (USF) são: Liziane dos Santos Alves (Centro); Ivaneide das Neves (Olhos D'água); Wilson Tibo (Vila Presidente Vargas); Paulo Vargas (Dr. Juracy) e Arlindo Stanchi (São Felix). Na primeira etapa, que iniciou no dia 12 de abril e finalizou na segunda-feira (10), foram imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas e trabalhadores de saúde. A última fase ocorrerá entre os dias 9 de junho a 9 de julho, quando serão vacinados grupos de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público, portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Fonte: 97news

Idosos e professores já podem ser vacinados contra gripe em Brumado

Anvisa orienta suspensão de vacina da Astrazeneca/Fiocruz para grávidas, vacinação foi suspensa em Brumado

Anvisa orienta suspensão de vacina da Astrazeneca/Fiocruz para grávidas, vacinação foi suspensa em Brumado

Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10/5) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência. A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país. O uso “off label” de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica. Seguindo orientação da ANVISA, a secretária municipal de saúde de Brumado está suspendendo a vacinação de gestantes prevista para hoje, 11/05.

Fonte: Agora Sudoeste

Anvisa orienta suspensão de vacina da Astrazeneca/Fiocruz para grávidas, vacinação foi suspensa em Brumado

Prefeitura de Brumado fixa placas para população cobrar da Embasa manutenção de esgotos estourados

Prefeitura de Brumado fixa placas para população cobrar da Embasa manutenção de esgotos estourados

Diante das cobranças da população por conta de esgotos estourados espalhados pela cidade de Brumado, a prefeitura instalou placas informativas orientando a comunidade acerca do tema. Através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a gestão sinalizou os esgotos estourados. Cerca de dez placas foram fixadas na última sexta-feira (07). Nelas, está grifado o artigo de lei que direciona a responsabilidade da manutenção para empresa que opera os serviços no Estado. Além disso, o informe incentiva os populares a cobrar da estatal o cumprimento de suas responsabilidades. Nas placas está assim escrito: “Povo de Brumado! O esgotamento sanitário de nossa cidade é de responsabilidade da Embasa, conforme a Lei n° 475 de 26/10/71 e a concessão de 01/10/97. Há meio século que ela fatura contra o povo e deixa as despesas para o contribuinte de Brumado. Portanto, cobrem a reparação deste esgoto à mesma através dos telefones 3441-3991 e/ou 0800 0555 - 195. Brumado, abril/21. Administração Municipal”.  

Fonte: Achei Sudoeste

Setor de eventos pede volta às aulas na Bahia

Setor de eventos pede volta às aulas na Bahia

Em nota divulgada nesta segunda-feira (10) assinada em conjunto pela ABRAPE-BA, Grupo Bahia, APE, ABEOC BRASIL-BA e a Comissão dos Empresários de Eventos Sociais, os grupos pedem a volta às aulas na Bahia.

No texto, é questionado o motivo dos professores não terem voltado a exercer suas funções nas salas de aulas, já que a prefeitura de Salvador anunciou a vacinação de todos os trabalhadores da educação após a decisão do juiz Ruy Eduardo de Almeida Britto.

“Todas as classes essenciais que foram priorizadas e estão sendo vacinadas, a exemplo dos rodoviários, trabalhadores da limpeza urbana, agentes de segurança e salvamento, dentre outras, seguem com as suas atividades normalmente. Já os trabalhadores da educação, mesmo com todas as medidas e protocolos sanitários e de segurança apontados e implementados pelas autoridades, se negam a retomar as suas atividades semipresenciais, o que faz com que a Bahia seja hoje, o único estado do país com dificuldade na retomada das aulas”.

O texto ainda fala sobre dados da UNICEF e Unesco, porém, não apresentam com precisão quais são eles, apenas tratam como “números alarmantes”. Confira na íntegra:

Aula à distância nunca foi uma realidade para a maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que teve escolas fechadas por mais tempo em todo o mundo! Estudos do UNICEF e Unesco já alertavam que quanto maior o tempo afastado da escola, maior a chance do aluno não retornar. Segundo pesquisas, números alarmantes demonstram que teremos imensos desafios para reverter os impactos da pandemia na educação neste e nos próximos anos. Impactos que reverberam na aprendizagem, desenvolvimento do país, no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), na fome, na violência e desigualdade social.

Para garantir o retorno seguro da volta às aulas semipresenciais na Bahia, trabalhadores da educação foram inseridos na lista de prioridade e já estão sendo vacinados com agilidade.Todas as classes essenciais que foram priorizadas e estão sendo vacinadas, a exemplo dos rodoviários, trabalhadores da limpeza urbana, agentes de segurança e salvamento, dentre outras, seguem com as suas atividades normalmente. Já os trabalhadores da educação, mesmo com todas as medidas e protocolos sanitários e de segurança apontados e implementados pelas autoridades, se negam a retomar as suas atividades semipresenciais, o que faz com que a Bahia seja hoje, o único estado do país com dificuldade na retomada das aulas.

O estado e o município estão reunindo esforços, investindo na saúde e adotando todas as medidas necessárias para segurança e preservação da vida na retomada gradual das atividades econômicas e educacionais. A Bahia não pode parar! O retorno às aulas, mesmo que no modelo semipresencial, é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças e para o restabelecimento gradual de todas as atividades econômicas do estado. APLB, é trabalhando juntos que vamos progredir!

Em comunicado disponibilizado no site da UNICEF sobre a reabertura das escolas, o órgão fala sobre um retorno seguro como prioridade. Socorro Gross, representante da Opas/OMS no Brasil, afirma que é fundamental investir na adaptação e na melhoria das escolas. No protocolo da UNICEF, dividem o retorno às aulas em quatro fases e dá diferentes considerações para cada uma delas. Confira:

Nenhum caso: todas as escolas abertas e medidas de prevenção e controle da COVID-19 implementadas.
Casos esporádicos: todas as escolas abertas e medidas de prevenção e controle da COVID-19 implementadas
Transmissão em grupos: a maioria das escolas abertas e medidas de prevenção e controle da COVID-19 implementadas. As autoridades podem considerar o fechamento de escolas como parte de uma MSSP mais ampla nas áreas com expansão do número de grupos de transmissão que incluem escolas.
Transmissão comunitária: abordagem baseada no risco para o funcionamento da escola e outras MSSP para toda a comunidade, com o objetivo de garantir a continuidade da educação das crianças. É provável que MSSP mais amplas, incluindo o fechamento de escolas, estejam em vigor em áreas com tendências crescentes de casos, hospitalizações e mortes por COVID-19; quaisquer escolas que permanecerem abertas devem seguir estritamente as diretrizes de prevenção e controle da COVID-19.

Atualmente a capital baiana tem 194.871 casos ativos de Covid-19, conforme o site Informe Salvador – Coronavírus, da Prefeitura de Salvador. O portal ainda pontua que a ocupação de leitos de UTI na cidade é de 76%.

Fonte: Brumado Urgente

Brumado registra uma morte por Coronavírus em 24h

Brumado registra uma morte por Coronavírus em 24h

Nesta segunda-feira (10) Brumado registrou 8.273 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 19.106 notificações. Entre os diagnósticos: 22 internações, 167 óbitos, 269 pacientes em tratamento e 7.810 recuperados. No momento, 53 pessoas aguardam resultado laboratorial e 10.429 foram descartados.

Fonte: Agora Sudoeste

Cidade de Jacobina registra 5° tremor de terra no ano

Cidade de Jacobina registra 5° tremor de terra no ano

A cidade de Jacobina (distante a 330 km de Salvador) registrou seu 5° tremor de terra no ano, nesta segunda-feira, 10. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), o abalo de 2.0 mR foi considerado de baixa magnitude.

Entre fevereiro e março deste ano, quatro tremores foram registrados no município, segundo dados do LabSis. O primeiro deles aconteceu no dia 18 de fevereiro, de 2.7 mR. Já o segundo e terceiro aconteceram no dia 18 de março, de magnitude 2.2 mR e 1.7 mR. O quarto foi registrado no dia 30 do mesmo mês e considerado o mais leve até então, com 1.2mR.

Ainda conforme a unidade reguladora, a Defesa Civil municipal vem recebendo alertas sobre a ocorrência de tremores na cidade. Ninguém ficou ferido nas situações.

Fonte: atarde.uol

Brumado: Em meio à criticas da oposição, vereadora Verimar diz está seguindo e Regimento e a Lei Orgânica da Câmara Municipal

Brumado: Em meio à criticas da oposição, vereadora Verimar diz está seguindo e Regimento e a Lei Orgânica da Câmara Municipal

Mesmo sem uma solenidade aberta ao público ou até mesmo a imprensa local, a vereadora Verimar Meira (PT) assumiu a posição de presidente da Câmara Municipal de Brumado. A parlamentar tomou posse logo após a morte do vereador Zé Carlos de Jonas por complicações da Covid-19. Em entrevista, a vereadora afirmou que apenas cumpre o que está no Regimento e na Lei Orgânica da Câmara. "Em falta do presidente, o vice assume automaticamente abrindo a vacância para o cargo de vice-presidente. Então estamos ai para dar continuidade nos trabalhos da Casa", afirmou Meira. Sobre as críticas em torno da presidência da Câmara, Verimar afirmou que está tranquila e que não queria ocupar o cargo da maneira em que as coisas aconteceram, mas que vai fazer tudo de maneira transparente. "Quem me conhece sabe que não estou aqui por ambição, não estou aqui pelo poder, estou aqui cumprindo o regimento interno que deixa bem claro, na ausência do presidente, o vice assume automaticamente", disse a vereadora.

Fonte: 97news

Ministério da Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir desta segunda

Ministério da Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir desta segunda

O Ministério da Saúde vai distribuir, a partir desta segunda-feira (10), mais um lote da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. Serão 1,12 milhão de doses destinadas à primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente. Na última semana, o governo distribuiu o primeiro lote de vacinas da Pfizer, com 1 milhão de doses. A Bahia recebeu 26.910 doses, que ficaram apenas em Salvador. Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados e Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária.

Fonte: 97news

Campanha da PRE, 'Pista não é pasto' chega a Brumado

Campanha da PRE, 'Pista não é pasto' chega a Brumado

Deixar animais soltos nas rodovias é crime. Apenas em 2020 ocorreram 60 acidentes de trânsito ocasionados pela presença de animais na pista, sendo a segunda maior causa envolvendo acidentes. A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Brumado está realizando a campanha "Pista Não é Pasto" na região em que ela atende. O objetivo é identificar e sinalizar os animais soltos localizados às margens das rodovias gerando risco de ocasionar acidentes graves. A ação é realizada em diversas cidades e, em Brumado aconteceu na última sexta-feira (7) na área do Parque de Exposições Gilson Brito. Em entrevista ao site 97NEWS, o Tenente Marcos Farias, ressaltou que a presença de animais soltos nas rodovias é uma preocupação constante da PRE. "Nós levamos a comunidade, a importância da prevenção. Estreitar esse laço com a comunidade criadora que utiliza os animais para poder trabalhar, dando à eles a opção de segurança, que é a utilização da fita refletiva, para que não se envolva em acidentes", destacou. Conforme Farias, muitos acidentes graves registrados possuem como causa principal a presença de animais na pista. "O motorista, na tentativa de desviar do animal, perde o controle do veículo e acaba capotando o carro, colidindo em outros veículos ou em outros casos o atropelando o animal", disse o Tenente. 

 

Campanha da PRE, 'Pista não é pasto' chega a Brumado

Conforme Marcos, para que o criador tenha acesso a fita refletiva, é preciso que entre em contato com a PRE e, através dai, uma empresa vende o material. "Nós temos o contato dessa empresa que vende o material ao criador. Ele tendo interesse, o criador pode falar direto com a empresa para adquirir a fita com o valor de baixo custo, ou seja, no valor de R$ 2,50. É bom ressaltar que não temos nenhuma ação de lucratividade com essa fita, apenas apresentamos ao criador que esse material pode ser adquirido por esta empresa", comenta. A campanha Pista Não é Pasto é realizada de forma itinerante em toda Região como forma de reduzir a presença de animais soltos nas rodovias. O eletricista e criador de animais, Marcos de Andrade, participou da palestra realizada na última sexta-feira em Brumado e classificou a Campanha como uma ação que deve ser compartilhada. "Eu tenho dois cavalos, sou criador desde minha infância e essa palestra de hoje é muito importante para nós. Essa fita, além de trazer mais segurança, vai salvar vidas. Sabemos que animais na pista é um perigo, e campanhas como essas devem ser compartilhadas aos nosso colegas criadores", afirmou.

Fonte: 97news

MÁRCIO AGUIAR, presidente do PT de Brumado, recebe salário de R$ 10.000,00 na administração do prefeito Eduardo Vasconcelos.

MÁRCIO AGUIAR, presidente do PT de Brumado, recebe salário de R$ 10.000,00 na administração do prefeito Eduardo Vasconcelos.

Insatisfeitos com a publicação das noticias referentes à presidência da Câmara de Vereadores de Brumado, o diretório municipal do PT de Brumado emitiu uma nota de apoio a vereadora petista Verimar e acusaram os veículos da imprensa brumadense de estarem "favorecendo opositores direitistas, golpistas e raivosos". Porém o diretório municipal do PT de Brumado se esqueceu que eles fizeram aliança com um fiel apoiador de Bolsonaro e que é históricamente um crítico do partido deles.

MÁRCIO AGUIAR, presidente do PT de Brumado, recebe salário de R$ 10.000,00 na administração do prefeito Eduardo Vasconcelos.

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, já disse várias vezes que três coisas não seriam possíveis uma pessoa repetir - “nascer, morrer e votar no PT”. Mas para o PT do mensalão, petrolão e outros “ão”, a ideologia do partido parecer ser a conveniência dos seus membros, pois mesmo sendo Eduardo Vasconcelos um prefeito de sangue direitista e apoiador de Bolsonaro, não mediram esforços para “pularem” de lado, saindo da oposição ao governo muncipal para serem situação e em troca receberam a Secretria Municipal de Agricultura, ocupada atualmente pelo presidente do partido na cidade, o senhor MÁRCIO AGUIAR(PT), cujo salário é de R$ 10.000,00 mensais.

MÁRCIO AGUIAR, presidente do PT de Brumado, recebe salário de R$ 10.000,00 na administração do prefeito Eduardo Vasconcelos.

Até negar o pagamento das contas de energia das bombas de água na zona rural, o prefeito Eduardo já fez; mas parece que os “defensores dos trabalhadores do campo” se esqueceram de tudo isso e mergulharam de corpo e “alma” nessa relação de amor político.

Fica a pergunta no ar: "Que moral o PT local de Brumado tem para falar da  oposição  e  dos  blogs?"

Sinal digital de TV já chega a 90% dos brasileiros; analógico será desligado até 2023

Sinal digital de TV já chega a 90% dos brasileiros; analógico será desligado até 2023

Em continuidade à iniciativa criada em 2014 no leilão do 4G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações planejam, até 2023, desligar completamente o sinal analógico de transmissão de televisão aberta no Brasil. A ação visa liberar a frequência que é usada para a transmissão da internet 4G, que terá o alcance ampliado nacionalmente juntamente com o leilão de novas frequências para a internet 5G.

“A introdução de novas tecnologias no espectro eletromagnético leva ao procedimento que é chamado de limpeza de faixa. Temos um serviço que ocupa a faixa e, para que o novo seja implementado, o antigo precisa sair. No 4G, tivemos que limpar a faixa de 700 megahertz (MHz). Agora, no 5G, precisamos limpar a faixa de 3,5 gigahertz (GHz)”, explicou o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, à Agência Brasil. 

Uma das faixas citadas por Martinhão, a de 700 MHz, é ocupada atualmente pelo sinal analógico de televisão aberta em áreas onde o 4G ainda não está implementado. Segundo dados do Ministério das Comunicações, cerca de 10% da população brasileira ainda usa o serviço - algo que o programa Digitaliza Brasil busca zerar até o prazo estabelecido pela Anatel.

A outra faixa, de 3,5 GHz, é atualmente utilizada por satélites para transmitir o sinal de TV aberta para antenas parabólicas. Essa frequência sofrerá migração da chamada Banda C para a nova Banda Ku, e será futuramente ocupada pelo sinal do chamado 5G standalone, ou 5G puro. O Ministério das Comunicações estima que haja 20 milhões de parabólicas em uso no Brasil.

Para garantir o direito constitucional dos brasileiros ao sinal aberto de televisão, o programa Digitaliza Brasil foi criado pelo governo para resolver os impasses trazidos pela transição do analógico para o digital.

Segundo o edital do leilão do 5G, as empresas que tiverem lances vencedores nas frequências terão, como contrapartida, que arcar com os custos de transição para famílias de baixa renda que forem dependentes dos serviços atuais para captar sinais.

Fonte: Brumado Urgente