Prefeitura de Brumado dificulta vacinação dos Bancários

Prefeitura de Brumado dificulta vacinação dos Bancários

Após contato de bancárias e bancários da cidade de Brumado denunciando as dificuldades para vacinação contra a Covid-19, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região retornou à cidade, no último dia 23, para mais uma tentativa de reunião com o prefeito e secretário de saúde do município. Mais uma vez não foram recebidos.

Esta foi a segunda tentativa de reunião no município só neste mês de julho. A outra tentativa foi no último dia 1º, quando estiveram no município para realização da manifestação que teve como objetivo denunciar os sete casos de contaminação apenas na agência do Banco do Brasil. Na oportunidade a diretoria solicitou o agendamento de uma reunião e até o momento a prefeitura não disponibilizou uma data para o encontro.

No início do mês o Ministério da Saúde, divulgou uma nota técnica, onde trabalhadores bancários e dos Correios foram incluídos no grupo prioritário de vacinação. Logo em seguida, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, confirmou a categoria como grupo prioritário na Bahia e recomendou a destinação de 10% do total de vacinas para garantia da imunização.

Com essa movimentação, na última semana a prefeitura de Brumado anunciou um material de divulgação apontando a vacinação da categoria bancária junto a outros grupos prioritários. Segundo informação do secretário de saúde, tomando como base a orientação da CIB, 10% das doses recebidas para essa etapa de vacinação, cerca de 140 doses, foram disponibilizadas para a última sexta-feira (23). No entanto, relatos da categoria trazem à tona as problemáticas do plano de vacinação local.

“Estamos com um sentimento de muita frustração entre os Bancários e demais categorias de trabalhadores convocados para serem vacinados na última sexta-feira (23). Não foram disponibilizadas doses suficientes para todos, aliás não chegou a vacinar nem mesmo 5% dos aptos. Isso nos causa revolta e indignação, a Secretaria de Saúde de Brumado criou essa expectativa positiva e feliz entre os trabalhadores e em pouco tempo, pois acreditamos que assim como aconteceu em muitos outros municípios, seria nossa vez”, aponta Gabriel Caires, Delegado Sindical e bancário do Banco do Brasil.

Na cidade a vacinação tem ocorrido a partir de distribuição de senhas no dia anterior. Com isso, na quinta-feira, bancários e bancários estiveram atentos ao horário para solicitação de senha. Com início de distribuição prevista para 17h, alguns trabalhadores relataram que no mesmo horário já não havia senha. Com isso nenhum bancário na cidade conseguiu ser vacinado.

A diretoria do SEEB/VCR, tem buscado os gestores locais para buscar soluções para os problemas da Covid-19 e do serviço bancário e segue sem resposta. “A falta de compromisso da prefeitura de Brumado em tratar com seriedade a pandemia da Covid-19 tem feito com que o município figure entre as cidades com piores índices de contaminação per capita no Estado. A desorganização e a inclusão de tantas categorias numa mesma rodada de vacinação com apenas 140 doses disponíveis, evidencia a falta de diálogo e falta de responsabilidade na gestão da vacinação. É preciso que a prefeitura de Brumado tenha respeito pelos trabalhadores e escute a população em momentos como este para que situações como esta não voltem a ocorrer. Infelizmente, todas as vezes que tentamos contato com o município para tratar da vacinação não tivemos resposta, até mesmo quando a Câmara Municipal aprovou requerimento de inclusão dos bancários como grupo prioritário na vacinação, enquanto isso, a Covid-19 se espalha entre os trabalhadores, vitimados pela falta de seriedade e organização de prefeitura de Brumado”, denúncia Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

CAMPANHA PELA VACINAÇÃO EM BRUMADO

Antes mesmo da recomendação do Ministério da Saúde pela inclusão da categoria, o Sindicato já havia feito tentativas de diálogos na cidade para destacar a importância de imunizar trabalhadores deste setor como forma de garantir uma segurança maior para a população que acessa as agências bancárias todos os dias.

Ainda no mês de abril, atendendo às demandas apresentadas à Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o requerimento pela inclusão de bancários e lotéricos no grupo prioritário. Essa conquista foi possível por meio da reunião que o Sindicato e a diretora da Federação, Vanessa Amorim, conseguiram junto ao vereador Tiago Amorim (PP), que compreendeu a necessidade da imunização urgente deste grupo.

Não houve nenhum pronunciamento da gestão municipal sobre essa indicação da Câmara e com isso o Sindicato tem buscado ações para cobrar uma resposta.

Fonte: bancários.com

Contra o retorno, APLB volta a falar em aulas presenciais como 'corredor da morte'

Contra o retorno, APLB volta a falar em aulas presenciais como 'corredor da morte'

O retorno das aulas no modelo semipresencial, marcado para esta segunda-feira (26), na rede estadual de ensino registrou baixa adesão de alunos e professores. Segundo o presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil - Secção da Bahia (APLB-BA), Rui Oliveira, 95% dos estudantes não compareceram às aulas.

"Estamos organizando a categoria para dizer que a luta vai continuar. Agradecer aos pais e mães que não mandaram seus filhos para o corredor da morte, que é exatamente aulas presenciais. Com a participação da Delta, uma variante de nova transmissão", disse Rui ao comemorar o esvaziamento das instituições de ensino na manhã de hoje.

O sindicato defende que o retorno das aulas presencias seja feito apenas quando toda a categoria estiver vacinada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Diante da tentativa frustrada de um retorno, Rui Oliveira também sinaliza que uma nova reunião entre a APLB e os secretários Luiz Caetano (Relações Institucionais) e Jerônimo Rodrigues (Educação) será realizada nesta quarta-feira (28), às 8h30. Para ele, a expectativa é que o governo do estado adote a mesma postura da prefeitura de Salvador, que aceitou imunizar todos os profissionais da educação para começar a aula presencial.

Sobre a possibilidade de ter o salário cortado, caso o professor não compareça às aulas, o presidente da APLB disse a "malvadeza já acabou".

"Se você quiser dialogar em tom de ameaça você vai radicalizar, eu acredito que isso não vai prevalecer. Cortar ponto é uma coisa, descontar é outra. A malvadeza já acabou na Bahia", disse Rui em referência a uma possível retaliação por parte do governo.

O Bahia Notícias tentou contato com o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, mas não obteve sucesso até a publicação da matéria.

Fonte: Bahia Notícias

Poucos alunos voltam aos colégios estaduais em Brumado no 1º dia de retorno das aulas presenciais

Poucos alunos voltam aos colégios estaduais em Brumado no 1º dia de retorno das aulas presenciais

Na manhã desta segunda-feira (26), no Colégio Estadual de Brumado (CEB) poucos alunos compareceram nesse primeiro dia de retomada das aulas. Mãe de aluna, Andreia Ribeiro definiu que, apesar do medo, a vida precisa continuar. “Uma hora a gente tinha que voltar. A gente fica com medo, mas a vida precisa continuar. Vamos aguardar pra vê se vai pra frente. A vice-diretora me deixou muito tranquila com relação ao protocolo de segurança”, salientou. Ribeiro transmitiu todas as recomendações para a filha, que ainda se sente amedrontada e insegura com a volta às aulas. “Espero que tudo dê certo”, salientou. Ela espera que os adolescentes possam ser inclusos o quanto antes no plano municipal de vacinação. De modo geral, o pai de aluno Agnaldo Cardoso disse que o sentimento é de insegurança e medo nessa retomada, porém é preciso dar um voto de confiança na administração. No colégio, há o dispositivo de álcool gel na entrada e os servidores orientando os alunos com relação ao protocolo de segurança para evitar a disseminação da Covid-19.

Fonte: Achei Sudoeste

Brumado chega a marca de 190 mortes por Covid-19

Brumado chega a marca de 190 mortes por Covid-19

Nesta segunda (26), Brumado registrou 9.488 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 08 internações, 190 óbitos, 205 em recuperação e 9.093 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Fonte: Agora Sudoesta

Brumado: Inscrições para Programa de Estágio da RHI Magnesita vai até o dia 12/08

Brumado: Inscrições para Programa de Estágio da RHI Magnesita vai até o dia 12/08

A  RHI Magnesita lançou a edição 2021 de seu Programa de Estágio, com 71 vagas distribuídas para Brumado (BA), Contagem (MG), Volta Redonda (RJ) e São Gonçalo do Amarante (CE). As inscrições vão até o dia 12/08 e devem ser feitas na plataforma da Eureca.

Neste mesmo período, os candidatos iniciarão a “Trilha Online”, onde passarão por algumas etapas de conhecimento do negócio. O processo será online desde a inscrição a Masterclass, que consiste em uma apresentação com gestores sobre as áreas da RHI Magnesita com o propósito de solucionar um desafio ligado a realidade da empresa. Para participar é preciso ter disponibilidade para atuar de modo híbrido (presencial e on-line), conforme a cidade correspondente à vaga pretendida. Outro pré-requisito do Programa é ter previsão de conclusão do curso entre novembro de 2022 e dezembro de 2023.

As 71 vagas abertas para esta edição são direcionadas às mais variadas áreas do conhecimento, como Engenharias, Administração, Gestão, Tecnologia da Informação (TI), Direito, Geologia, Contabilidade e Economia, dentre outras. Entre os benefícios oferecidos pelo Programa estão bolsa-estágio no valor de R$ 1.417; vale-transporte; seguro de vida; auxílio home office no valor de R$ 300; inclusão no “Pleno Apoio” (assistência psicológica e consultoria financeira e jurídica); e GymPass (plataforma corporativa de atividade física).

“O Programa de Estágio da RHI Magnesita busca oferecer aos estagiários e estagiárias uma vivência ativa em nossas rotinas. Nosso objetivo é criar um elo entre experientes profissionais e o time de estágio, promovendo experiência de mercado, aliada a aprendizado e ganho técnico. Mesmo sendo constantemente reinventado, o programa de estágio virou tradição na nossa empresa, sendo a porta de entrada para excelentes profissionais que temos e tivemos. Isso faz com que o nosso time tenha muito entusiasmo em colaborar com a formação prática dos estudantes”, afirma Matheus Oliveira, Gerente de Recursos Humanos.

Fonte: Brumado Urgente

Departamento de Tributos de Brumado lança número de Whatsapp

Departamento de Tributos de Brumado lança número de Whatsapp

O Departamento Municipal de Tributos da Prefeitura de Brumado lançou um número institucional no WhatsApp (77) 9.9999-2878 para atender os contribuintes, como, por exemplo, a solicitação da guia para pagamento do IPTU 2021, entre outras demandas. O Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU 2021 pode ser pago cota única com 10% de desconto até a data de vencimento, no dia 09 de agosto. O imposto também pode ser dividido em 5 vezes, sendo a parcela mínima no valor de R$ 25, com vencimento da primeira parcela no dia 09 de agosto e as demais nos meses subsequentes.

Fonte: Brumado Urgente

Butantan inicia semana de entregas de CoronaVac com mais 1,5 milhão de doses enviadas ao governo federal

Butantan inicia semana de entregas de CoronaVac com mais 1,5 milhão de doses enviadas ao governo federal

Nesta segunda (26), o Instituto Butantan enviou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, um novo lote contendo 1,5 milhão de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Com essa remessa, já são 60,149 milhões de doses do imunizante entregues ao governo federal desde meados de janeiro. Ainda nesta semana, sairão remessas de CoronaVac na quarta (28) e na sexta (30). Com isso, o Butantan encerra o envio das 10 milhões de doses produzidas a partir dos 6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) que chegaram da China no final de junho. Outros 12 mil litros de matéria-prima foram recebidos em 12/7, permitindo a produção de 20 milhões de doses, que em breve começarão a ser encaminhadas ao governo federal. A chegada de mais 12 mil litros de IFA enviados pela Sinovac está prevista para as próximas semanas. Dessa forma, o Butantan deve finalizar o contrato com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 100 milhões de doses da CoronaVac antes do prazo estabelecido, que é o final de setembro. 

Fonte: Agora Sudoeste

Detran-BA divulga novos prazos de serviços de trânsito

Detran-BA divulga novos prazos de serviços de trânsito

Passa a vigorar a partir do dia 02 de agosto um novo calendário de prazos e procedimentos para condutores, registro de veículos novos e transferência de propriedade de veículos em todos os municípios baianos. A Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta (22) e atende solicitação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Segundo a Deliberação 230 do Contran, a renovação da carteira de habilitação (CNH) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, passa a seguir novo cronograma: A norma também trata do registro de veículos. Os carros zero quilômetro adquiridos entre 12 de fevereiro de 2021 e 1º de agosto de 2021 deverão ser registrados e licenciados até 31 de agosto de 2021. Para a transferência de propriedade de veículos seminovos adquiridos entre 28 de janeiro de 2021 e 1º de agosto de 2021, o prazo é até 30 de setembro. A Deliberação estabelece ainda novos prazos relativos às notificações de trânsito e penalidades já expedidas. O período de apresentação de defesa prévia e indicação do condutor infrator, para as notificações expedidas até 26 de fevereiro de 2021, fica estabelecido de 02 a 31 de agosto de 2021.

Fonte: Agora Sudoeste

Detran-BA divulga novos prazos de serviços de trânsito

Covid-19: Senhas para vacinação poderão ser geradas através de página da web em Brumado

Covid-19: Senhas para vacinação poderão ser geradas através de página da web em Brumado

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado também disponibilizará, por meio da página http://www.brumadosenhas.com, senhas para vacinação Covid-19. Na ocasião em que a secretaria divulgar calendário de vacinação, o usuário deverá preencher um cadastro na página citada, caso faça parte do grupo de vacinação destinado a data informada no calendário. Será solicitado: nome completo, idade e CPF. Ao se cadastrar, o usuário irá receber a senha eletrônica e o local de vacinação. No ato da vacinação, todos os documentos solicitados no ato do cadastro serão conferidos.

Fonte: Agora Sudoeste

Curaçá: Tremor de terra é registrado 15 dias após abalo anterior em Jacobina

Curaçá: Tremor de terra é registrado 15 dias após abalo anterior em Jacobina

Um tremor de terra foi registrado em Curaçá, no Sertão do São Francisco, na tarde deste domingo (25). O fenômeno ocorreu por volta das 14h17 e teve magnitude de 2.0 mR, índice considerado de baixa magnitude. O fato foi notado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Não houve registro de danos e, de acordo com o laboratório, é possível que o tremor não tenha sido percebido por algum habitante do município. Segundo o laboratório, antes deste evento, o último registrado no estado ocorreu no início do mês, mais precisamente no dia 10 de julho, às 05h13 UTC.

A magnitude daquele tremor foi de 2.3 mR, também de baixa magnitude, em Jacobina, no Piemonte da Diamantina. 

Fonte: Brumado Urgente

Bahia receberá 613.060 doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça e quarta-feira

Bahia receberá 613.060 doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça e quarta-feira

A Bahia receberá mais 613.060 doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes estão previstos pra chegar em três remessas. A primeira, com 255.300 doses da Coronavac e 63.600 da Oxford/AstraZeneca, chegará ao aeroporto de Salvador em um voo com pouso marcado para às 7h20 desta terça-feira (27). A segunda carga, com 150.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca, chegará em um voo com aterrissagem programada para 19h15, também de terça-feira. A terceira remessa, com 143.910 doses da Pfizer/BioNTech será trazida em um voo previsto para às 15h de quarta-feira (28). As vacinas devem começar a ser distribuídas ainda na terça-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. Com estas novas remessas, a Bahia chegará ao total de 10.835.440 doses de vacinas recebidas, sendo 3.809.700 da Coronavac, 5.586.900 da Oxford/AstraZeneca, 1.184.040 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

Fonte: Agora Sudoeste

Brumado tem 211 pacientes ativos com a Covid-19

Brumado tem 211 pacientes ativos com a Covid-19

Neste domingo (25), Brumado registrou 9.469 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 10 internações, 189 óbitos, 211 em recuperação e 9.069 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Fonte: Agora Sudoeste

 

Brasil pode ter frio mais intenso do século, com neve e sensação de -25ºC

Brasil pode ter frio mais intenso do século, com neve e sensação de -25ºC

Uma massa de ar frio intensa pode causar a temperatura mais baixa do século no Brasil. Nos locais mais extremos da região Sul, a sensação térmica pode chegar a -25°C, com alta probabilidade de neve, segundo a MetSul Meteorologia. Os estudos divulgados pela empresa de meteorologia ainda são preliminares e devem ser confirmados neste final de semana ou na segunda-feira (26). A massa de origem polar intensa deve começar entre terça e quarta-feira da próxima semana e se estender até o final da semana.Os meteorologistas dizem que um fenômeno assim foi registrado em julho de 2000 e de 2007. Regiões com altitude acima de 1.800 m, como o Morro da Igreja (SC), devem ter sensação térmica entre -20°C e -25°C. Já o Rio Grande do Sul deve experimentar até -20°C de sensação térmica, com a mínima nos termômetros de até -5°C. Se o estudo for confirmado no final de semana, cidades de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter geadas, com sensação térmica de 0 °C. A probabilidade de nevar em áreas de maior altitude também é grande, segundo o MetSul. Mas as projeções ainda podem sofrer alterações, podendo variar negativa ou positivamente em relação aos termômetros. 

Fonte: Brumado Urgente

Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil

Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na noite de hoje (23) que determinou a suspensão cautelar dos estudos clínicos da vacina indiana Covaxin no Brasil. A decisão foi tomada pela Coordenação de Pesquisa Clínica da Anvisa (Copec/GGMED). Em nota, a Anvisa informou que os ofícios comunicando a suspensão cautelar foram enviados ao Instituto Albert Einstein e à patrocinadora do estudo, a empresa Precisa Comercialização de Medicamentos. A agência informou que a decisão da suspensão foi tomada em decorrência do comunicado da empresa indiana Bharat Biotech Limited Intercional enviado à Anvisa nesta sexta-feira informando que a empresa Precisa não tem mais autorização para representar a Bharat Biotech no Brasil. Essa decisão, na avaliação da Anvisa, inviabiliza a realização dos estudos clínicos. A indiana Bharat Biotech é a fabricante da vacina Covaxin. Segundo a Anvisa, não houve aplicação da vacina Covaxin em voluntários brasileiros.

Fonte: Agora Sudoeste

Estudo: anticorpos de quem teve covid-19 não protegem contra variante

Estudo: anticorpos de quem teve covid-19 não protegem contra variante

Estudo internacional com participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) revela um mecanismo que explica o motivo pelo qual ocorrem as reinfecções de covid-19. Testes em laboratório mostraram que a variante Gamma, anteriormente conhecida como P.1, originada no Brasil, é capaz de escapar dos anticorpos neutralizantes que são gerados pelo sistema imunológico a partir de uma infecção anterior com outras variantes do coronavírus.  Os pesquisadores destacam, no entanto, que os resultados foram obtidos in vitro, ou seja, em laboratório. Além disso, o estudo não inclui outros tipos de resposta imune do organismo, como imunidade celular. “É fundamental entender que pessoas infectadas podem ser infectadas novamente”, aponta William Marciel de Souza, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, primeiro autor do artigo. O trabalho foi publicado como artigo na revista científica The Lancet em 8 de julho. Foram analisadas amostras do plasma de pacientes que tiveram a doença, e também de pessoas imunizadas pela vacina CoronaVac. “A pesquisa mostra que pessoas que foram vacinadas ainda estão suscetíveis à infecção, se você tomou a vacina continue usando máscara, continue com distanciamento social, continue usando as medidas de higiene para evitar a transmissão para outras pessoas”, aconselha o pesquisador. Souza lembra que os estudos clínicos mostram a eficiência da CoronaVac contra formas graves da doença, reduzindo internações e mortes. “A vacina não é contra infecção, infecção pode acontecer a qualquer momento, com qualquer vacina, o objetivo da vacina é contra a doença, a forma grave, da pessoa morrer, ter sequelas graves.”

Fonte: Agora Sudoeste